
Em geral, os períodos de crises não são caracterizados por ousadias na forma de se vestir. Diferentemente dos anos 20, em que predominava a silhueta tubular, de corte reto, os anos 30 redescobriram as formas do corpo da mulher através de uma elegância refinada, sem grandes ousadias.
O corte enviesado e os decotes profundos nas costas dos vestidos de noite marcaram os anos 30, que elegeram as costas femininas como o novo foco de atenção.
As pessoas da época descobriram o esporte, a vida ao ar livre e os banhos de sol. Os mais abastados procuravam lugares à beira mar para passar férias. Seguindo as exigências das atividades esportivas, os saiotes de praia diminuíram, as cavas aumentaram e os decotes chegaram até a cintura, assim como alguns modelos de vestidos de noite.
A mulher da época devia ser magra, bronzeada e esportiva, o modelo de beleza da atriz Greta Garbo. Seu visual sofisticado, com sobrancelhas e pálpebras marcadas com lápis e pó de arroz bem claro, foi também muito imitado pelas mulheres.
Alguns modelos de roupas surgiram com a popularização da prática de esportes, como o short. Um acessório que se tornou moda nos anos 30 foram os óculos de sol.
Em 1935, Salvatore Ferragamo, um dos principais criadores de sapatos, lançou sua marca que viria a ser um dos principais impérios do luxo italiano. Com a crise na Europa, Ferragamos começou a usar materiais mais baratos, como o cânhamo, a palha e os primeiros materiais sintéticos. Sua principal invenção foi a palmilha compensada.
Coco Chanel continuava sendo sucesso, assim como Madeleine Vionnet e Jeanne Lanvin. A surpreendente italiana Elsa Schiaparelli iniciou uma séria de ousadias em suas criações, inspiradas no surrealismo.
Assim como o corpo feminino voltou a ser valorizado, os seios também voltaram a ter forma. A mulher então recorreu ao sutiã e a um tipo de cinta ou espartilho flexível. As formas eram marcadas, porém naturais.
Nessa época, o termo prêt-à-porter ainda não era usado, mas os passos para o seu surgimento eram dados pela boutique, palavra então muito utilizada que significava "já pronto". Nas boutiques surgiram os primeiros produtos em série assinados pelas grandes maisons.

Convite feito, convite aceito!
ResponderExcluirÉ sempre muito enriquecedor ler um texto como este, história da arte de forma geral, nunca é demais para o nosso conhecimento, não é mesmo?!
anos 30 é uma das minhas épocas preferidas, foi onde deu início a revolução cultural em todos os sentidos!
Estou seguindo! Será bem vinda em meu blog também! Esteja a vontade, é minha grande convidada!!!
Beijos ~.~
Flavia Cruz
affairwithmycloset.blogspot.com